(19) 3891 9300  |  (19) 3500 6895

MAIO AMARELO – Respeito e responsabilidade: Pratique no Trânsito

O MOVIMENTO

Todos os anos os órgãos de saúde promovem a conscientização sobre a saúde através das cores, como por exemplo, o novembro azul que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e do diabetes. Esses movimentos querem chamar a atenção da população, para que busquem conhecer mais sobre o assunto e mudarem os seus hábitos em benefício da sua saúde. É com a ideia de conscientização que foi criado o movimento Maio Amarelo.

O Movimento Maio Amarelo quer chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e de feridos no trânsito, em todo o mundo.

Nosso país está entre os dez primeiros com maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, nas estradas e nas rodovias. Em 2019, foram registrados 31.307 óbitos causados por acidentes de trânsito

Com a conscientização é possível reduzir o número de acidentes e a gravidade dessas ocorrências. 27 países diferentes já aderiram ao Maio Amarelo. No Brasil, a ação é coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil e fica sob a responsabilidade do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

A escolha desse mês é uma referência à data de 11 de maio de 2011, dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou uma resolução chamada Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Dessa forma, o mês de maio se tornou o momento mais propício para fazer o balanço das ações realizadas na tentativa de aumentar a segurança no trânsito. E a cor amarela é uma referência à sinalização e à advertência no trânsito, simbolizando, assim, a atenção que o assunto exige.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária trará para a campanha do Movimento Maio Amarelo em 2021, a reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: o respeito e a responsabilidade.

Com esses conceitos, nasce o tema da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo 2021: RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO. E assim, pensando no outro e fazendo por todos, que se espera trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.

Respeite as leis de trânsito e dirija com responsabilidade!