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Dirigindo com Sáude

Para a Lotrans todo cuidado é importante. Nossos serviços são executados de forma que os processos dos trabalhos sejam feitos com qualidade, para que a carga chegue ao seu destino final com segurança e bons cuidados. Para isso acontecer, investimos em bons veículos, profissionais especializados, mas além disso, é preciso investir, para que os motoristas que realizam as viagens e os transportes das cargas, também transportem saúde, que é bom para eles, para nós, da Lotrans, e para as estradas do nosso país.

Em junho, a Lotrans dá passagem para os cuidados que os motoristas devem ter e praticar, no seu dia a dia, para contribuírem com sua saúde.

A SUA POSTURA PODE CONTRIBUIR COM SUA SAÚDE

Um cuidado muito importante para todos é a postura. Aos motoristas que ficam horas em uma mesma posição, é preciso dar importância à forma com que ficam na boleia do veículo, pois uma má postura pode trazer dores na perna, no pescoço, nas costas e sérios problemas à saúde.

Fiquem atentos ao modo de se sentarem. Certifiquem-se que poltrona esteja, ou aproximadamente, ao ângulo de 90º.

Fiquem atentos á altura do encosto da cabeça. O correto é que o encosto fique na altura dos olhos do motorista.

Fiquem atentos á posição dos pés ao descansar. Não é correto deixar os pés descansando nos pedais do caminhão, nem embaixo do banco. Deixem os tornozelos no assoalho do veículo e as pernas levemente inclinadas.

SE HIDRATAR É BOM PARA VOCÊS E PARA TODOS

A atenção ao volante faz com que muitos motoristas se esqueçam de se hidratar.

Alguns estudos apontam que beber pouca água, pode provocar efeitos nos motoristas, como desatenção, mudanças de humor e dor de cabeça.

Por isso, é importante ingerir uma média de 2 litros de líquido por dia. Deixem a garrafa de água visível para ajudar na concentração ou marquem em seus relógios horários que devem ser destinados para beberem água.

PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS TRAZ BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE 

Por conta de dirigir por muito tempo, os motoristas podem sofrer com problemas de saúde, decorrido do sedentarismo. Como por exemplo: diabetes, dores nas articulações e na coluna, etc.

Manter uma rotina de exercícios físicos, no tempo livre, como esporte, musculação, corrida, colaboram para a saúde, fazendo com o que coração funcione perfeitamente e os outros órgãos também.

Caso não tenham disposição para exercícios mais longos, façam pelo menos um alongamento. Repitam esse movimento nas paradas, para relaxarem os músculos.

ATENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE

Por conta das viagens, os motoristas podem adquirir o erro de consumir comidas calóricas e gordurosas que podem prejudicar a saúde. É importante comer alimentos saudáveis, quando estiverem viajando e quando estiverem em casa.

Para aqueles momentos de fome que intercalam uma refeição da outra, deixem de lado os alimentos processados, além de não satisfazerem a fome, prejudicam o organismo ao longo do tempo.

Façam sanduíches com alimentos saudáveis, mantenham sempre frutas e vegetais nas refeições.

MANTENHA SUA PELE SAUDÁVEL

Por estar dentro da cabine, acaba-se não levando em conta que os motoristas continuam em contato com os raios solares. Com o tempo, essa exposição excessiva pode causar danos para a saúde, como manchas na pele, coceiras, envelhecimento precoce da pele e câncer.

Para evitar que esses danos aconteçam com a saúde, é preciso alguns cuidados ao dirigir.

Usem protetor solar: é importante terem o protetor solar sempre à mão para evitarem os prejuízos causados pelos raios UVA e UVB.

Usem óculos de sol ou boné: O sol pode ofuscar a vista durante o caminho, os óculos de sol, sempre de qualidade, melhoram a visão e não prejudicam a saúde dos olhos. O boné também auxilia, para que menos luz chegue ao rosto.

DESCANSO E SONO SEMPRE EM DIA É SEGURO E SAUDÁVEL

É importante que os motoristas durmam cerca de oito horas por dia, que é a quantidade em média de descanso das pessoas.

Mas pode acontecer de que o sono chegue, enquanto está dirigindo. Por isso, entendam os sinais que o corpo dá e não continuem dirigindo caso sinta sono. Façam uma pausa, descansem para depois voltarem ao volante.

Outra dica é parar o caminhão em um local seguro, lavar o rosto, beber um café. Momento em que o corpo consegue despertar.